sábado, 13 de novembro de 2010

SURPRESA EM REVISTA - Operação encontra 228 celulares em albergue


SURPRESA EM REVISTA - Operação encontra 228 celulares em albergue - RENATO GAVA, Zero Hora 13/11/2010

Uma operação do Batalhão de Operações Especiais (BOE), com apoio do 19º Batalhão de Polícia Militar, resultou em apreensões de armas e drogas no Albergue Pio Buck, na Capital. Mas o que mais impressionou os PMs foi o alto número de celulares: 228 aparelhos, uma média de dois para cada grupo de três presos. A revista começou às 4h30min de ontem e só terminou perto das 11h.

– Quando viram os PMs, os presos jogaram das celas a maior parte do material – disse o subcomandante do BOE, major Adilomar Silva.

Os apenados foram tirados das celas, que então foram vistoriadas pelos agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O órgão anunciou a transferência de 26 detentos, que seriam os líderes de crimes dentro da instituição. Eles foram levados para a Penitenciária de Charqueadas, onde responderão a procedimento administrativo disciplinar.

Projetado para 370 presos, o Pio Buck abriga 386 apenados dos regimes aberto e semiaberto.

– É complicado dizer como esse material entrou. Se nos presídios de regime fechado a gente já acha muita coisa, imagina aqui, no semiaberto – lembrou o comandante do BOE, tenente-coronel Silanus Mello.

Segundo Silanus, um preso teve de assinar um termo circunstanciado (espécie de inquérito para crimes de menor gravidade), pois negou-se a sair da cela e teve de ser retirado com uso de “força moderada”.

– Claro que a quantidade de materiais encontrados é grande, ainda mais se a gente comparar com o número de apenados – disse o comandante do BOE.

A assessoria de imprensa da Susepe informou que intensificará a revista diária, feita atualmente pelos agentes, no chamado corpo a corpo. O órgão pretende ainda pedir apoio à Brigada Militar para que mais operações como essa sejam realizadas.

Nenhum comentário: