terça-feira, 23 de novembro de 2010

DESCONTROLE - CELULARES, DINHEIRO E ARMAS DENTRO DOS PRESÍDIOS


Operação apreende celulares, drogas, dinheiro e armas em presídios do RS. Equipes da PF, BM e MP realizaram buscas em penitenciárias em Rio Grande, Passo Fundo e Charqueadas - Zero Hora, 23/11/2010, atualizada às 09h41min

Cerca de cem celulares, seis revólveres, duas pistolas, dinheiro e uma grande quantidade de drogas, inclusive crack, foram apreendidos hoje em operação da Polícia Federal (PF) e Ministério Público (MP). A informação é do subprocurador-geral de Justiça para assuntos administrativos, Luiz Carlos Ziomkowski.

As revistas em celas e cumprimentos de mandados foram realizados desde as 5h em presídios em Rio Grande e Passo Fundo, e no Instituto Escola Penal Profissionalizante, em Charqueadas.

A ação teve o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar (BM). A quantidade total de entorpecentes e dinheiro recolhidos ainda não foi informada.

OPERAÇÃO NOS PRESÍDIOS - MP encontra armas, drogas e celulares. Fiscalização integra ofensiva contra a farra dos telefones nas prisões - Zero Hora, 24/11/2010

Em uma ação que contou com apoio da Brigada Militar, o Ministério Público (MP) apreendeu ontem quase duas centenas de celulares, drogas e armas em três cadeias gaúchas. Denominada de Operação Varredura, a fiscalização é a primeira de uma ofensiva prometida pelos promotores contra a farra dos celulares dentro dos presídios.

Na semana em que Zero Hora já havia revelado detalhes de um dossiê da Vara de Execuções Criminais sobre a facilidade de ingresso de telefones nas celas, o MP decidiu agir. Frente à constatação de que mais de 2 mil celulares foram apreendidos de maio do ano passado até agora, promotores munidos de mandados de busca e apreensão revistaram galerias dos presídios estaduais de Rio Grande e Passo Fundo, além de celas no Instituto Penal Escola Profissionalizante (Ipep), em Charqueadas. Os locais foram escolhidos a partir da disponibilidade de efetivo policial ontem para essa ação. A investida contou com a participação de mais de 300 PMs.

– A ação tem um efeito pedagógico amplo. Certamente, em outras casas prisionais, os detentos souberam da nossa ação – diz o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, que esteve à frente da ação em Charqueadas.

Segundo ele, a ação integra uma programação nacional dos MPs estaduais.

Além de 173 celulares, facas e estoques (punhais artesanais), oito armas de fogo foram apreendidas. Todas no Ipep, onde também foi apreendido um pé de maconha cultivado dentro de uma garrafa PET. Conforme o subprocurador-geral do MP, o cenário reflete a fragilidade do sistema.

– Quando chegamos ao local, no início da madrugada, eram cinco agentes trabalhando. Talvez um pouco mais, oito. Como podem eles cuidar de 363 apenados do semiaberto e aberto? As instalações até que não eram das piores, apesar da superlotação – avaliou.

Em Passo Fundo, bombas com gás lacrimogênio foram usadas para evitar princípio de tumulto no local. Três detentos ficaram levemente feridos.

O que foi apreendido - 173 celulares; 20 chips de celular, 6 revólveres; 2 pistolas; facas e estoques (punhais artesanais), além de dezenas de petecas de cocaína e maconha, além de centenas de pedras de crack.

Nenhum comentário: