terça-feira, 9 de novembro de 2010

DESORDEM - Rebelião termina com 18 presos executados

Motim. Após 27 horas, termina rebelião em presídios do Maranhão - 09/11/2010 às 14h00m; IMirante, CBN, O Globo

SÃO LUÍS - Após 27 horas, foi encerrada a rebelião no Presídio São luís, no Maranhão. Os últimos três reféns foram liberados por volta das 12h15m desta terça-feira e os detentos entregaram as armas. Dois reféns já haviam sido liberados uma hora antes. A polícia e agentes penitenciários começaram as ações para revistar os presos e o prédio.

Além dos 12 mortos já confirmados, foram encontrados mais seis corpos no interior do presídio, o que eleva para 18 o número de detentos assassinados. Eles teriam sido mortos por companheiros de cela.

A rebelião começou às 9h de segunda-feira no presídio São Luís . O complexo é formado pela penitenciária de Pedrinhas, casa de detenção, o presídio São Luis, as centrais de presos de Justiça do Anil e de Pedrinhas. Tem capacidade para 2 mil presos, mas está com cerca de 4 mil.

Os agentes mnantidos reféns não foram feridos. No começo do motim, que começou no presídio São Luís, um agente, dominado pelos presos, foi baleado.

Na manhã desta terça, houve intenso tiroteio no local. As informações são de que presos tentaram derrubar uma das paredes para fugir, mas não conseguiram. Em seguida, eles atearam fogo em colchões.

Os rebelados reclamavam de maus tratos e da superlotação no presídio. Reivindicavam ainda agilidade nos processos pela Justiça e água no presídio.

A governadora Roseana Sarney pediu apoio ao Ministério da Justiça para negociar com os presos rebelados. O Ministério da Justiça enviou apoio da Força Nacional de Segurança.

NOTÍCIA ANTERIOR

Três detentos morrem em rebelião em presídio de São Luís do Maranhão - Plantão | Publicada em 08/11/2010 às 15h09m- Imirante

SÃO LUÍS - Três pessoas morreram durante a rebelião que teve início às 9h desta segunda-feira no Presídio São Luís, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. A informação foi confirmada pelo secretário de Administração Penitenciária, João Bispo Serejo, à TV Mirante, afiliada da Rede Globo. O secretário está na área interna do presídio, negociando com os rebelados. Os detentos mantém três monitores reféns

O agente penitenciário Raimundo de Jesus Coelho foi baleado, no início da rebelião, com dois tiros, um nas costas e outro na perna. Ele foi liberado pelos presos há pouco, três horas depois de ferido e levado para um hospital. O estado de saúde do agente é grave.

Ainda não informações sobre as reivindicações dos detentos. A primeira exigência feita por eles, no entanto, foi a presença do juiz da Vara de Execuções Criminais, Jamil Aguiar, de promotores, advogados representantes da OAB/MA e da imprensa. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a rebelião teve início durante o banho de sol, quando os detentos renderam o agente e tomaram a sua arma.

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas está cercado por policiais civis e militares e pela Tropa de Choque. No anexo do Presídio São Luís estão detidos, segundo o juiz Jamil Aguiar, aproximadamente, 200 homens.

Nenhum comentário: