quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DESCONTROLE - MORADORES REJEITAM PRESÍDIO

POLÊMICA CARCERÁRIA - Lajeado resiste a presídio - LETÍCIA MENDES | Santa Cruz do Sul/Casa Zero Hora

A construção de um presídio em Lajeado, no Vale do Taquari, voltou a ser motivo de polêmica. Moradores do bairro Santo Antônio, onde está prevista a cadeia, mostram resistência à obra. O governo do Estado prevê um investimento de R$ 30 milhões na penitenciária, que terá 600 vagas no regime fechado e 200 no semiaberto.

Uma comissão, formada pela comunidade e líderes locais, deve se reunir hoje para debater o assunto. Na terça-feira, em uma audiência pública evidenciou a insatisfação da comunidade, para contrariedade do juiz da Vara de Execuções Criminais de Lajeado (VEC), Rudolf Reitz:

– Lamento que o município volte a perder esses recursos, já que é uma necessidade urgente

Para o procurador da República em Lajeado, Nilo Camargo a instalação merece discussão.

– A comunidade precisa amadurecer a ideia. Existe um grupo indígena e cinco escolas próximas do local. Até agora não temos um estudo de impacto ambiental, de vizinhança e social – contesta o procurador.

Conforme a secretária-geral de Governo, Ana Pellini, o prazo para que o município aceite a obra é outubro.

– Se não for aprovada pela comunidade de Lajeado teremos que encaminhá-la para outro município – diz.

Caso aceita, a construção pode ser iniciada em dezembro.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Os locais para a construção de presídios deveriam ser em áreas rurais, longe dos aglomerados humanos e estabelecido um limite para impedir que se formem estes aglomerados em torno das casas prisionais. Uma lei poderia regulamentar isto. Os moradores que rejeitam os presídios sabem que eles carregam uma grande soma de problemas sociais e de insegurança pelo atual descontrole e omissões do Estado. Várias cidades estão sofrendo as consequências de aceitar a sediar presídios, tais como aumento da insegurança, problemas sociais e de saneamento, invasões de terrenos e construção de moradias irregulares próximo a estas casas prisionais.

Nenhum comentário: