quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Apenado, homicida, ladrão e campeão de fugas supervisiona fábrica liderando apenados do regime semiaberto.

PRESO DO SEMIABERTO - Papagaio trabalha em fábrica de telhas - Zero Hora, 30/09/2010

Depois de trabalhar como administrador em Novo Hamburgo, Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, agora é supervisor de outros apenados em uma empresa.

Papagaio coordena um grupo de detentos do semiaberto no setor de embalagem de telhas da Cláudio Vogel, na sede de Bom Princípio. A inserção dos apenados na empresa foi assinada em convênio com o governo do Estado.

Até agora, são 20 detentos contratados para trabalhar no local, todos do Albergue de Montenegro, onde Papagaio cumpre pena.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Como pode um apenado com a ficha que tem o Papagaio ser chefe de um grupo de apenados no regime semiaberto? Ele terá condições de impor regras no controle, supervisão e execução do trabalho aos seus colegas de pena? É mais um cúmulo das leis e da justiça brasileira.

Descoberto buraco em cela. Flagrante impediu fuga em massa de detentos de presídio de Passo Fundo - LEANDRO BECKER, Zero Hora, 30/09/2010.

Ao encontrar um buraco com 80 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade em uma cela, a Superitendência dos Serviços Penitenciários conseguiu evitar uma fuga em massa no Presídio Regional de Passo Fundo. Havia 50 detentos na cela, que foi isolada.

Informações anônimas sobre a existência do plano motivaram uma vistoria minuciosa no alojamento pelos agentes da Superintendência de Serviços Penitencários (Susepe). Na cela, foram apreendidos 11 celulares, carregadores de telefone, nove facas artesanais, 67 gramas de crack e uma balança de precisão.

Para cavar o buraco, os apenados usaram facas artesanais. A passagem era ocultada com o próprio material retirado da parede, que depois de molhado recebia uma camada de sabão até ficar amarelo e parecido com a cor do alojamento.

A escavação estava adiantada e faltava apenas uma parede de tijolos para acesso à parte externa. As armas, a droga e os equipamentos eletrônicos eram escondidos em um fundo falso coberto por um tijolo e localizado atrás de um tanque de lavar roupas. A cela permanecerá isolada até secar o concreto aplicado para tapá-lo.

Há duas semanas, um buraco com cerca de 80 cm de diâmetro e 2 metros de profundidade foi encontrado em outra cela. Ele estava escondido por cobertores e localizado bem abaixo da guarita da Brigada Militar.

Nenhum comentário: