quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DESCONTROLE - PRESOS USAM INTERNET LIVREMENTE


Em nova estratégia, presos usam celular com internet. Rádio Gaúcha e RBS TV mostram que, para driblar escutas policiais, detentos utilizam MSN e Orkut - CID MARTINS E FÁBIO ALMEIDA

Detentos do sistema prisional gaúcho têm utilizado uma nova estratégia para fugir das escutas telefônicas da polícia e com isso encomendar crimes, garotas de programa e até mesmo fazer consulta de processos no site do Tribunal de Justiça. Em vez de utilizar os celulares para conversar com comparsas de fora da cadeia, alguns apenados buscam a tecnologia dos aparelhos telefônicos de última geração para acessar chats, MSN e até mesmo sites de relacionamentos, como o Orkut.

Areportagem da Rádio Gaúcha e da RBS TV simulou interesse em vender um celular iPhone para um detento e manteve contato com ele pelo Orkut e pelo MSN. O apenado confirmou que está na cadeia.

Em vez de utilizar os celulares para conversar com comparsas, alguns apenados buscam a tecnologia dos aparelhos telefônicos de última geração para acessar chats, MSN e até mesmo sites de relacionamentos, como o Orkut. Umas das situações que mais preocupa a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) é o acesso aos chats. A reportagem obteve, inicialmente, o endereço de um preso da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, no Orkut.

Simulando a venda de um celular iPhone, a equipe recebeu o retorno do apenado, o endereço dele no MSN e um celular para contato. Ele está detido desde janeiro deste ano no local, o que foi confirmado pela Susepe. O detento disse que utiliza a internet para contatos fora da cadeia e que pagou a outro preso R$ 600 pelo aparelho.

Um advogado que defende detentos do Presídio Central e de Charqueadas revelou o esquema criminoso. Ele pediu para não ser identificado.

– É uma arma para não ser identificado. Eles usam internet porque acham mais seguro por causa dos grampos de celular. Quem tem condições, compra, mas pelo código de ética deles, é obrigado a emprestar – diz o advogado.

Ele confirmou que os presos utilizam a internet para vários fins, inclusive consultar processos no site do Tribunal de Justiça e encomendar crimes. O advogado diz ainda que a PEJ é o local onde os presos mais têm celulares, chegando a quatro por detento.

Namoro pelo Orkut terminou em prisão
O acesso à rede diretamente das celas também foi detectado pela Polícia Civil. Em uma investigação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), o delegado Cléber dos Santos Lima confirmou o uso da tecnologia a serviço do crime.

– Nós já identificamos e fizemos até a prisão de uma moça. Ela disse que entrou no mundo do tráfico através do namorado. O namorado preso na PEJ a conheceu pelo MSN. Se envolveu por levar drogas para dentro da cadeia.

O juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Penais da Capital, também conhece esta prática adotada pelos detentos e destaca que eles têm usado celulares com internet porque é um meio mais barato para conversação.

– Existiriam esses de tecnologia superior que permitiriam acesso à internet, navegação e esta comunicação seria mais barata do que usar chip, estar carregando, segundo relato deles.

Enquanto a Susepe tenta bloquear o ingresso de celulares nos presídios, principalmente os que têm acesso à internet, a polícia ainda busca novas tecnologias para tentar ter informações sobre crimes encomendados por MSN, Orkut e chats.

O QUE DIZEM:

Gilmar Bortoloto, promotor de Controle e Execução Criminal - Ele reforça que o maior problema é impedir o acesso dos presos à tecnologia, facilitada pelo ingresso de visitantes com celulares:

– Isso fragiliza a segurança do estabelecimento penal – salienta, enquanto diz que os mecanismos de controle são muito frágeis e lembra que, depois que o telefone entra no presídio, a fiscalização fica comprometida.

Segundo ele, a visita a áreas que permitem o uso do aparelho deveria ser proibida.

Afonso Auler, superintendente adjunto da Susepe. Ele acredita que é preciso dar ocupação aos presos para conter o uso de telefones celulares nos presídios gaúchos. Para ele, a superlotação é a principal dificuldade:

– O número de visitas dificulta o trabalho, o portal com detecção de metal é insuficiente.

Ele afirma que o Estado tem lutado para construir novos presídios, como a penitenciária feminina em Guaíba, a Penitenciária Modulada de Charqueadas, já em fase de conclusão, e em Montenegro.

– Só quando melhorarmos a ocupação dos presídios, com trabalho, estudo, e diminuir o número de presos, vamos controlar esta situação.

PARA ENTENDER - O que são smartphones: são celulares inteligentes que, além de fazer e receber chamadas e mensagens, possibilitam a conexão pela internet, uso de redes sociais (orkut, facebook), programas de conversação (MSN, skype, g-talk) e acesso a e-mails. No grampo telefônico, a polícia intercepta apenas as conversas ou troca de mensagens de texto (SMS) entre duas ou mais pessoas. No caso da internet, há como interceptar o sinal a fim de que a troca de dados seja acompanhada, mas o trâmite para isso e a autorização judicial para tanto é bem mais complicada.

Nenhum comentário: