terça-feira, 19 de outubro de 2010

MONITORAMENTO INOPERANTE - Regime semi-aberto e tornozeleira sem controle.



Apenado com tornozeleira eletrônica é preso por tráfico de drogas. Este é o segundo caso de suspeita de reincidência envolvendo detentos monitorados à distância - Ticiano Kessler / Rádio Guaíba, Correio do Povo- RS, 19/10/2010 09:19 - Atualizado em 19/10/2010 09:37

Um apenado do regime semiaberto, beneficiado com o sistema de tornozeleiras eletrônicas, foi preso por suspeita de tráfico de drogas, na madrugada desta terça-feira, no bairro Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre. O homem de 38 anos cumpria pena por porte ilegal de arma e, devido ao equipamento, não precisava passar a noite na cadeia.

Ele é um dos 151 apenados que são monitorados à distância no Rio Grande do Sul e que, por isso, pode se deslocar de casa para o trabalho. O suspeito foi preso junto com outro homem de 55 anos. Com a dupla, os policiais do 1º Batalhão da Brigada Militar apreenderam 360 pedras de crack, meio quilo de cocaína, dinheiro e telefones celulares. A moto em que eles estavam também foi recolhida.

A Brigada Militar não tem acesso ao sistema de monitoramento que é controlado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Este é o segundo caso de detento com tornozeleira suspeito de reincidência. A outra prisão ocorreu em Taquara, também por tráfico de drogas.

Segundo a Susepe, os apenados são monitorados 24 horas por dia e o envolvimento deles com crimes não tem como ser identificado, já que a atuação estaria ocorrendo dentro do perímetro em que os detentos tem autorização para circular. O sistema está funcionando por meio de um contrato de emergência que termina em novembro. A continuidade do monitoramento à distância de presos do semiaberto no Rio Grande do Sul ainda depende uma licitação.

Foragido do semiaberto é preso em Porto Alegre. Homem foi preso por policiais à paisana - Correio do Povo, 19/10/2010.

O setor de inteligência do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) capturou, na manhã desta terça-feira, um foragido do semiaberto do Instituto Penal de Viamão (IPV). Com antecedentes criminais por roubo a estabelecimentos comerciais, o acusado, de 28 anos, foi preso pelos policiais militares à paisana na rua Banco Inglês, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre.

Algemado, o fugitivo foi encaminhado para o registro da ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento no Palácio da Polícia.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Veja o filme cujo poster ilustra esta postagem. O filme retrata a vida de um agente da condicional encarregado de vigiar um certo grupo de presos beneficiados pela justiça. Este tipo de atividade não existe no Brasil. Aqui os paenados ficam a mercê da vontade da administração prisional, do advogado ou do agente empregador e colaborador da justiça. O controle é arcaico e superficial. Esta postura negligente do Estado permite que alguns apenados utilizem este regime para cometer crimes, cumprir determinações de facções e fazer a ligação entre o chefe que está preso e os gerentes de pontos.

Sinopse do Filme Justiça a Qualquer Preço: O trabalho do agente Errol (Richard Gere) consiste em vigiar e visitar todos os acusados por delitos sexuais que saíram da prisão. Ele leva o seu trabalho muito a sério e está prestes a se aposentar. Sua substituta será Allison (Claire Dunes) que o acompanhará durante 3 semanas aprendendo o ofício, apesar de não concordar com seus métodos violentos. Neste período, a jovem Harriet (Kristina Cisco) desaparece e Errol está certo de que um de seus “rapazes” é o responsável. Mesmo sendo contra, sabendo que não é seu trabalho e que a polícia os querem fora do caso, Allison aceita ajudar Errol. Ambos seguirão várias pistas, muitas delas falsas e deverão se envolver com indivíduos violentos. Mas nada os peparará para o terrível encontro com o perigoso psicopata que os aguarda.

Nenhum comentário: