quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NÍVEL DE ESCOLARIDADE DAS PESSOAS PRESAS NO PRESÍDIO CENTRAL DE POA


Sidinei Brzuska -via facebook

Dados do Presídio Central de Porto Alegre.

Durante o ano de 2012 deram entrada no Presídio Central de Porto Alegre 19.676 pessoas presas, considerando todos os tipos de prisão + detentos em trânsito. No mesmo ano o Central recebeu 248.539 visitas. A média diária de ingresso durante o ano, somando visitas + presos, foi de 734,8 pessoas por dia.

A desativação do Presídio Central, conforme anunciam os jornais, exigirá a edificação de outra estrutura, hoje inexistente, com capacidade estrutural e funcional para dar conta de uma movimentação dessa ordem, com perspectiva de aumento.

Para resolver o problema do sistema penitenciário basta aumentar o tempo de permanência das crianças e adolescentes nas escolas.





COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A sugestão do Dr. Brzuska merece uma reflexão na medida em que se educando os jovens em áreas do conhecimento científico, técnico, desportivo e artístico, preparando-os para o mercado de trabalho e sobrevivência em sociedade, pode-se garantir um futuro longe do crime. Porém, só a educação não basta se o sistema não consegue fazer as leis e a justiça serem respeitadas. Além disto, estes dados mostram um outro lado de um sistema injusto onde os "educados" não vão para a cadeia, por terem conhecimento maior do sistema, melhores condições de pagar um bom advogado e conseguir brechas da lei para irem para prisões melhores e regimes mais amenos.


Nenhum comentário: