domingo, 29 de setembro de 2013

EXECUTADO MINUTOS APÓS SAIR DA PRISÃO EM LIBERDADE CONDICIONAL



ZERO HORA 29 de setembro de 2013 | N° 17568

PORTO ALEGRE - Detento é morto quando deixava Presídio Central

Em liberdade condicional, apenado foi atingido por tiros minutos depois de sair da prisão



A liberdade condicional para Ibaré Franco da Silva, 53 anos, durou apenas alguns minutos, na madrugada deste sábado, em Porto Alegre.

Ao caminhar duas quadras, após deixar o Presídio Central de Porto de Alegre, por volta da 1h20min, Ibaré foi abordado por homens em um veículo. De dentro do carro, foram disparados cerca de 10 tiros. Ibaré morreu na hora, e os criminosos fugiram sem serem identificados. A vítima portava apenas uma guia de soltura, expedida pelo Presídio Central. O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Ibaré era conhecido de policiais e agentes penitenciários. Iniciou a vida criminosa na década de 1980 e tinha condenações por homicídio, tráfico de drogas, assalto e cárcere privado. De albergues, fugiu pelo menos três vezes. Após uma das fugas, na madrugada de 5 de fevereiro de 1997, manteve 11 pessoas reféns – incluindo quatro crianças – ao invadir uma casa no bairro Lomba do Pinheiro, na Capital. Armado, se dizia perseguido por PMs. Depois de duas horas de tensão, ocorreu um tiroteio, Ibaré foi ferido e preso.

Em maio de 2002, após ser transferido para o regime semiaberto, beneficiado por uma falha judicial – ele não tinha direito à progressão naquele momento– , Ibaré voltou a agir do mesmo modo. Invadiu uma estética no bairro Petrópolis, mantendo cerca de 30 pessoas reféns por mais de 45 minutos. Ibaré fugia de PMs, após assaltar uma farmácia na Avenida Protásio Alves.

Nenhum comentário: