domingo, 15 de maio de 2011

VOCÊ CONCORDA COM O XERIFE?


A produção do Domingão ficou curiosa com uma polêmica gerada no Estado do Arizona, nos EUA. O xerife de uma prisão resolveu dar um tratamento bem diferente para os seus presos. Faça chuva ou faça sol, todos eles dormem em acampamentos ao ar livre. Além disso, todos os presidários são obrigados a vestir cuecas cor de rosa.

“O xerife nos EUA é eleito. Ele é um delegado geral, que aprova as leis. Esse xerife já foi eleito cinco vezes”, explicou Ciro Batelli. São dois mil presidiários dormindo em tendas, são presos por mal comportamento e só andam acorrentados. Eles prestam serviços às cidades. Batelli foi junto com os presos a um dos locais de trabalho e chegou a comer o mesmo que os detentos. “O café da manhã é o almoço”, explicou. As penas são de tráfico de drogas, roubo leve. Os guardas revistam minuciosamente os presos antes de voltarem ao ônibus para a penitênciária.

Os detentos vestem roupas cor-de-rosa, inclusive meias e cuecas. O xerife é duro com os detentos e afirma que nenhum deles pode reclamar de viver em tendas: “Se queiserem conforto, voltem a ser cidadãos”, contou Ciro Batelli sobre uma conversa com o delegado.No telão, o xerife deu o seu depoimento:”Algumas pessoas me criticam porque os presos usam cueca rosa. Por que eu daria a eles roupas nas cores que eles gostam?”.

Na mesma penitenciária esteve preso o ex-boxeador Mike Tyson.

REDE GLOBO, PROGRAMA DO FAUSTÃO, ENTREVISTA. 15/05/2011

4 comentários:

Márcia Campêllo disse...

DEGRADANTE ENQUETE DOMINGÃO DO FAUSTÃO: “Conheça os presos que usam cuecas cor de rosa”. O que se evidencia é que o xerife americano faz qualquer coisa para aparecer num Estado como o do Arizona onde impera um conjunto de leis esdrúxulas, entre elas a que criminaliza imigrante. É a apologia do atraso e da humilhação. Aliás, cueca rosa lembra triângulo rosa dos nazistas.

robson disse...

degradante é vc sofrer,ser humilhado,escurrassado em assalto,e ter que sustenta o fdp em uma fundação ou penitenciaria,o desgraçado come melhor que muito cidadão de bem e sua familia.

ziknauft disse...

DEGRADANTE É VC. VER SEUS FILHOS REFÉNS DE TRAFICANTES! HUMILHANTE É VC. SE CERCAR DE FERROS, CAMERAS CÃES E AINDA ASSIM ESTAR À MERCÊ DESTES "DITOS" DISCRIMINADOS!!!! DEGRADANTE É VC. VER UM PAÍS DESVIANDO MERENDAS ESCOLARES EM LUGARES ONDE CRIANÇAS CORREM PARA TER PELO MENOS UMA REFEIÇÃO, ENQUANTO QUE EM NOSSOS PRESÍDIOS, ESTES DITOS "DISCRIMINADOS" TEM PELO MENOS 3 REFEIÇÕES COMPLETAS!!! HUMILHANTE SRS E SRA E VC. ASSISTIR UM "HOMEM" ACUSADO, PRESO POR TRÁFICOS E OUTRAS BARBARIDADES E AINDA ASSIM CONTINUAR DITANDO REGRAS E DETERMINANDO ORDENS!! E PARA FINALIZAR ..TRISTE É MEU MARIDO TRABALHAR O MES INTEIRO EM OUTRO ESTADO E TER APENAS UMA FOLGA POR MÊS, ENQUANTO OS "DITOS DISCRIMINADOS" TEM VISITAS ÍNTIMAS EM PERÍODOS BEM MENORES QUE OS QUE MEUS FILHOS TEM ACESSO AO PAI!! ACORDA BRASIL

Jorge Bengochea disse...

Entendo que não precisa chegar a tanto, mas preste atenção se os presos estão mal-tratados, se as condições são insalubres e se eles portam celulares para se comunicarem com o exterior e mandar matar? Na reportagem não vi ratos andando no meio dos presos. Não vi preso reclamando de superlotação ou tortura. Não vi presos usando roupas velhas. Não vi varais de roupa no ambiente carcerário. Não vi policiais fortemente armados para evitar motim. Não vi ociosidade. Não vi...
Alguém viu?