terça-feira, 7 de outubro de 2014

SUSEPE DESCUMPRE ACORDO COM A JUSTIÇA SOBRE PRESÍDIO CENTRAL

DIÁRIO GAÚCHO 07/10/2014 | 01h14

José Luís Costa


Vara de Execuções Criminais da Capital barra ingresso de detentos de três cidades da Região Metropolitana



Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS



A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) desrespeitou um dos pontos do acordo com o Judiciário que viabilizou o início da demolição do Presídio Central de Porto Alegre. A corporação não apresentou à Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital um plano de redução em 10% das entradas no presídio até 1º de outubro, conforme acertado em reunião no Palácio Piratini em 26 de setembro.

Em consequência disso, presos capturados em três cidades da Região Metropolitana — Alvorada, Guaíba e Viamão — estão proibidos pela Justiça de ingressarem no Central e sujeitos a serem levados para Ijuí, no noroeste do Estado. O desvio de presos tende a transferir problemas do Central para outras cadeias, que também enfrentam superlotação.

A decisão de barrar o ingresso de detentos foi tomada pelo juiz Sidinei Brzuska, da VEC, 48 horas após encerrado o prazo definido no encontro do qual participaram o governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, o secretário de Segurança, Airton Michels, o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, juízes corregedores e magistrados da VEC de Porto Alegre e de Novo Hamburgo.

A redução em 10% dos ingressos é considerada necessária por conta da demolição do pavilhão C do Central, prevista para a próxima semana. Sem o plano para enviar presos para outras cadeias, os demais pavilhões do complexo ficariam ainda mais abarrotados. Em 1º de outubro, o Central estava com 4.039 detentos em espaço para 2.069 — 95,21% acima da capacidade.

Para não piorar ainda mais a situação no Central, quem for preso em Alvorada, Guaíba e Viamão, nos próximos 60 dias — a contar do último sábado —, terá de ser levado para as penitenciárias estaduais de Charqueadas (PEC), Arroio dos Ratos e a Modulada de Montenegro. Além disso, poderão ser transferidos 50 presos para a Penitenciária Modulada de Ijuí. A medida é paliativa porque todas essas cadeias já estão lotadas. O promotor Gilmar Bortolotto, fiscal dos presídios, discorda das remoções para a PEC e para Arroio dos Ratos.

— Não há recursos humanos e materiais nesses locais para que se enviem mais detentos. Isso sem falar nas incompatibilidades (entre presos) que precisam ser gerenciadas — lamenta Bortolotto.

Procurada, a Susepe informou na tarde desta segunda-feira que está comunicando à VEC o plano de remoção dos apenados.

Ocupação extra

Situação no Central e nas cadeias para onde serão levados presos que não ingressarem no presídio:

Presídio Central de Porto Alegre
Vagas: 2.069
Lotação: 4.039
95,21% acima da capacidade

Penitenciária Estadual de Charqueadas
Capacidade: 336
Lotação: 667
98,5% acima da capacidade

Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos
Capacidade: 672
Lotação: 682
1,5% acima da capacidade

Penitenciária Modulada de Montenegro
Vagas: 976 (já considerando 500 novas vagas)
Lotação: 1.042
6,7% acima da capacidade

Penitenciária Modulada de Ijuí
Vagas: 466
Lotação: 505
8,3% acima da capacidade

Nenhum comentário: