terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

TORNOZELEIRAS PARA O REGIME ABERTO

ZERO HORA 11 de fevereiro de 2014 | N° 17701


REGIME ABERTO. Detentos de Bento serão monitorados



Agentes penitenciários devem começar hoje a implantação de tornozeleiras eletrônicas em apenados do regime aberto, em Bento Gonçalves, na Serra. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) recebeu pelo menos quatro despachos da Vara de Execuções Criminais de Bento, que autorizavam a colocação dos equipamentos.

A previsão era de início do trabalho na última semana, mas a Justiça não havia enviado as autorizações à Susepe. A expectativa é de que 40 apenados testem o sistema de forma gradual, passando a ser monitorados via GPS. Bento é o quarto município do Estado a contar com o sistema de monitoramento por tornozeleiras. Na Serra, apenas Vacaria participa do projeto, com 115 detentos monitorados.

– As tornozeleiras que implantaremos em Bento fazem parte de uma nova geração do equipamento. A principal diferença para o usuário é o peso. Ela utiliza componentes mais leves e sem parafusos. A autonomia da bateria é outro diferencial. Ela aumentou em 16 horas em relação a anterior, que era 18 horas – explica o coordenador do programa de monitoramento da Susepe, César Moreira.

Inicialmente, os apenados de Bento e Vacaria serão monitorados pela Central de Monitoramento da Susepe, na Capital. Entretanto, o coordenador do programa planeja que o trabalho seja conduzido por uma Central de Monitoramento da Serra, que funcionará em Caxias do Sul. O setor será instalado onde atualmente fica o Instituto Penal, na Rua Conselheiro Dantas. Porém, Caxias segue sem data confirmada para receber o material.

Nenhum comentário: