quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A FRAGILIDADE E O DESPREPARO

ZERO HORA 07 de fevereiro de 2013


ANDRÉ LUÍS WOLOSZYN*

São lamentáveis as cenas divulgadas pela internet mostrando o interior de uma penitenciária em Joinville, onde policiais ou agentes penitenciários aparecem agredindo presos com balas de efeito moral e gás lacrimogêneo, especialmente estando estes, de certa forma, imobilizados. E provavelmente este fato tenha sido o estopim para desencadear a nova onda de violência patrocinada pela organização criminosa Primeiro Grupo Catarinense, atingindo 18 municípios com mais de duas dezenas de veículos incendiados, diversos prédios públicos atacados, pessoas feridas e uma vítima fatal.

Tanto se polemiza sobre o aumento das ações da criminalidade, mas, quando se vê um episódio como esse, torna-se visível que a resposta que teriam que dar alguns dos órgãos de segurança pública é absolutamente inadequada. Enquanto o poder público agir dessa maneira, estará potencializando a violência num ciclo interminável em que a população é a maior vítima.

Sob esta ótica, e ainda abalados pela tragédia ocorrida em Santa Maria, onde diversas entidades públicas, tidas como responsáveis, supostamente procuram se isentar, passamos a questionar se este caso também não se aplica à onda de violência no Estado catarinense e em outros, como São Paulo, onde morreram mais de 300 pessoas em situação semelhante, ao longo de seis meses em que duraram as ações do PCC.

Será que existe, efetivamente, investimentos em uma preparação técnico-profissional adequada a esses profissionais, que lhes permita defender a sociedade contra o dinamismo da criminalidade e das novas formas de violência? Será que estão preparados para a autodefesa? Ou, ainda, será que existe algum acompanhamento psicológico permanente direcionado a agentes públicos que trabalham sob tensão permanente, no sentido de não responderem a violência com violência? Como, aliás, preconizava a antiga lei de Talião, "dente por dente, olho por olho".

Ainda: as estratégias implementadas pelos órgãos de segurança são de fato as mais efetivas para lidar com esse tipo especial de ação delituosa? Estas são dúvidas extremamente pertinentes, uma vez que ataques desta natureza vêm ocorrendo há mais de seis anos em diferentes Estados e mostram tendência ao agravamento, pela sistematicidade com que acontecem.

*Analista de assuntos estratégicos

Nenhum comentário: