sexta-feira, 18 de abril de 2014

NA PÁSCOA, PRESOS GANHAM SAIDÃO


ZERO HORA 18 de abril de 2014 | N° 17767


MENSALÃO. 
Justiça concedeu a Delúbio e João Paulo direito a passar quatro dias fora do presídio no feriadão


Dois condenados e presos pelo mensalão foram beneficiados pela Justiça com o chamado “saidão de Páscoa” e, após passarem o feriadão com a família, terão de retornar à prisão, em Brasília, na terça-feira. O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares estão no grupo de 1.345 detentos do sistema penitenciário do Distrito Federal que deixaram a prisão ontem.

O regresso ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) está previsto para as 10h de terça-feira, mas os dois poderão voltar depois que terminarem sua jornada de trabalho nos empregos que conseguiram fora da cadeia.

Delúbio e João Paulo estão proibidos, no entanto, de se encontrarem no feriado, já que essa é uma das condições para ter direito ao benefício. O ex-tesoureiro do PT também requisitou à Justiça redução de sua pena em alguns dias em razão das faxinas que fez no Complexo Penitenciário da Papuda. A solicitação ainda não foi analisada.

A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que outros três condenados no mensalão que poderiam ter direito não vão desfrutar do benefício por responderem a processos disciplinares: os ex-deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Bispo Rodrigues (PL-RJ) e o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas.

O advogado George Ferreira disse que Lamas tinha direito ao saidão e havia pedido para participar de vigília pascal. Informado da rejeição ao pedido, Ferreira reclamou que, de última hora, seu cliente foi incluído em inquérito disciplinar sobre irregularidades nas saídas para trabalho externo.

O ex-ministro José Dirceu não pediu liberação porque não se enquadra nos critérios para receber o benefício.



Nenhum comentário: