segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PRESÍDIO DE JOINVILLE - A QUINTA FUGA EM SEIS MESES

Presídio Regional de Joinville registra a quinta fuga em seis meses. Mais seis detentos escaparam neste final de semana; Governo estuda colocar mais servidores. Karina Schovepper e Larissa Guerra - A NOTÍCIA - DIÁRIO CATARINENSE, 12/09/2011

Apenas 19 dias após a quarta fuga em 2011, o Presídio Regional de Joinville registrou neste domingo uma nova sequência de grades cortadas, correria e detentos pulando o muro da instituição.

É a quinta vez nos últimos seis meses – 42 fugiram e 24 continuam soltos. No fim de agosto, durante uma revista, os agentes chegaram a uma pista de como funciona o esquema. A mulher de um preso escondia um embrulho com três pequenas serras dentro da vagina.

Neste domingo, a fuga ocorreu no início da tarde. Seis presos escaparam do local serrando uma grade e pulando o muro da ala nova, com acesso direto ao matagal que cerca a unidade prisional.

Passava das 12h30 e o almoço já havia sido servido. Os presos se preparavam para receber visitas. Foi quando os seis decidiram pular o muro. Dois foram presos pela Polícia Militar uma hora mais tarde, ainda nas redondezas. Quatro ainda estão foragidos.

À tarde, a PM trabalhava fazendo buscas na região em parceria com o Departamento de Administração Prisional (Deap). Uma das ruas perto do presídio foi bloqueada. Pedrestes e motoristas tinham que se identificar. O helicóptero da PM não chegou a ser acionado porque está em Itajaí, ajudando na operação de auxílio aos atingidos pela enchente.

Dois dos foragidos estavam presos por tráfico de drogas: Adriano Gomes da Silva, de 31 anos, e Rafael Cardoso da Silva, 21 anos, de Barra do Sul. Natural de Jaraguá do Sul, Tácio Karlo Sbardelotti tem 18 anos e cumpre pena por homicídio, assim como Gesiel da Costa Felix, 21 anos.

Apelo ao governador

Por meio da assessoria de imprensa, a secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada Lili Faraco De Luca, admitiu que a situação é preocupante e que deve se reunir, esta semana, com o governador Raimundo Colombo para negociar o aumento do número de servidores na unidade prisional.

Desde a última fuga, em agosto, seis agentes carcerários foram transferidos para Joinville para reforçar a segurança. No último dia 6, o diretor administrativo-financeiro da secretaria, Ado Guimarães, esteve no local e determinou a compra e a instalação de um circuito interno de câmeras de segurança, que deve sair do papel nas próximas semanas.

A corregedora Carolini de Campos Vicente esteve no presídio neste domingo e vai instaurar uma sindicância para apurar as condições da fuga. Segundo o diretor do presídio, Rafael Rocha, existe fragilidade da estrutura e faltam homens para a segurança. Um dos agentes foi afastado, sob suspeita de ter ajudado na fuga de agosto.

Nenhum comentário: