quarta-feira, 2 de junho de 2010

DIREITOS HUMANOS - Câmeras flagram chefe de segurança espancando apenados


Agressões. Câmeras flagram espancamento de detentos por chefe de segurança em presídio de SC - 02/06/2010 às 07h34m; Jornal da Globo

FLORIANÓPOLIS - Imagens de câmeras de vídeo flagraram o espancamento de dois detentos pelo chefe de segurança do presídio de Tubarão, em Santa Catarina. As agressões aconteceram na sala do plantão do departamento de administração prisional. (Veja as imagens)

Na chegada dos detentos ao Presídio de Tubarão, eles recebem ameaças. Depois, são humilhados. Algemados um ao outro, os dois presos são arrastados para a sala do departamento de administração prisional, um deles pelos cabelos. Lá dentro, um dos homens, imobilizado e sem chance de defesa, é violentamente espancado com cotoveladas e pontapés.

O autor da agressão foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. Carlos Augusto Macedo Mota não é só um agente prisional. É o próprio chefe de segurança do Presídio de Tubarão.

O caso vai ser investigado pela corregedoria da Secretaria de Justiça.

- Nós estamos instaurando uma sindicância e o agente prisional foi afastado do cargo pelo prazo legal para apuração dos fatos - disse André Luís Mendes da Silveira, secretário de Segurança Pública de Santa Catarina.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - COMO NÃO EXISTE NOS ESTADOS GUARDAS PRISIONAIS ORGANIZADAS, FARDADAS E CONSTUÍDA POR CATEGORIAS DE NÍVEL SUPERIOR (PARA ADMINISTRAR) E NÍVEL MÉDIO (PARA EXECUTAR), O SISTEMA CONTINUA CAÓTICO, DESCONTROLADO E CRIMINOSO. TUDO ISTO DIANTE DA CEGUEIRA DO JUDICIÁRIO, DA OMISSÃO DO LEGISLATIVO E DA NEGLIGÊNCIA DO EXECUTIVO.

Nenhum comentário: