quarta-feira, 12 de julho de 2017

PRESIDIO CENTRAL, MOSTRA DA AJURIS



PORTAL AJURIS. Publicado em: 12-agosto-2016




“Uma visita à distância ao Presídio Central”. “Realidade impactante”. “Vergonha por saber que existe gente vivendo nessa condições”. Essas foram algumas das reflexões feitas pelas pessoas que visitaram a Exposição Fotográfica 20 anos de Presídio Central. A mostra, inaugurada ontem (11/8), fica aberta ao público, com entrada franca, até o dia 15 de setembro no átrio do Foro Central II de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornelas, 50 – Bairro Praia de Belas), com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A exposição integra a programação de 72 anos da AJURIS e tem o objetivo de chamar a população para a reflexão sobre a política prisional e como as condições degradantes do sistema produzem impactos na sociedade. A mostra conta com registros feitos pelo juiz de Direito Sidinei Brzuska, e imagens do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, composto por imagens do fotógrafo Marco Aurélio Couto. Os filhos do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini participaram da abertura e, emocionados, realizaram junto com Brzuska a inauguração da mostra.

A qualidade da Exposição Fotográfica foi ressaltada por diversos painelistas ao longo do Seminário Sistema Prisional e Direitos Humanos, organizado pela Ajuris nos dias 11 e 12 de agosto. Entre as manifestações, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Alvino Augusto de Sá, especialista em criminologia e com vasta experiência no tema, destacou: “hoje ele está contido, amanhã ele está contigo”, chamando as pessoas a refletirem sobre o tipo de pessoa que retornará à sociedade após o cumprimento da pena em condições de violação de direitos como as demonstradas na exposição.




Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br

Nenhum comentário: