quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NEGLIGÊNCIA - PERIGOSO LÍDER DO TRÁFICO FOGE PELA JANELA DO HOSPITAL


FUGA PELA JANELA. Líder do tráfico escapa de hospital com ferimentos. Um dos bandidos mais perigosos do Estado driblou a escolta e conseguiu fugir do Vila Nova - EDUARDO TORRES, ZERO HORA 03/12/2011

Se as atenções da polícia já estavam voltadas para o aumento da violência no bairro Mario Quintana, na zona norte da Capital, na manhã de ontem o sinal de alerta soou com mais força. Leonardo da Silva Mallet, o Gigio, 43 anos, considerado um dos homens mais perigosos das cadeias gaúchas e apontado como um dos líderes do tráfico entre as vilas Safira e Timbaúva, conseguiu livrar-se de uma algema e de três policiais militares que deveriam manter vigilância. Ferido, escapou do Hospital Vila Nova e deixou um rastro de sangue pelo matagal nos fundos do hospital em que presos são tratados.

De acordo com a direção do Presídio Central de Porto Alegre, onde Gigio cumpria pena desde maio deste ano, o detento havia sido internado na tarde de quinta-feira, queixando-se de fortes dores na região abdominal.

O presidiário foi alojado em um quarto com outros três presos e mantido sob escolta policial.

Durante a manhã, no entanto, conforme a versão oficial da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), ele teria aproveitado a entrada de uma faxineira no quarto para soltar a mão da algema que o mantinha preso ao leito.

Mesmo debilitado pela tuberculose, ele teria pulado a janela. Não foi mais visto depois de sair do quarto.

– Ele deve ter se ferido nesta ação. Os criminosos costumam quebrar o próprio dedo para tentar se soltar – afirmou o diretor do Presídio Central, tenente-coronel Leandro Santini Santiago.

Durante todo o dia, policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram buscas na região, sem pistas dele.

A força-tarefa da Brigada Militar, responsável pelo Presídio Central, já abriu um inquérito para apurar a fuga.

Os três PMs que faziam a escolta foram afastados temporariamente do serviço.

– Estamos ouvindo os policiais e todas as testemunhas possíveis – diz o diretor.

Polícia teme retorno do traficante ao Mario Quintana

O maior temor da polícia é de que Gigio volte a sua área de origem, e que esteja por trás da guerra aberta entre traficantes pelo domínio do território do Mario Quintana usada na venda de drogas.

Por isso, agentes do setor de inteligência do 20º BPM, responsável pelo policiamento na Zona Norte, estavam em alerta ontem, devendo intensificar as ações neste final de semana.

– Aquela é uma região conflagrada. Com a fuga do Gigio, temos um elemento importante que indica o tamanho do conflito que está levando às mortes. Vamos redobrar a atenção nas investigações dos crimes naquela região – garante o titular da 1ª Delegacia de Homicídios, do Deic, delegado Cléber dos Santos Lima.

Perfil

- Leonardo da Silva Mallet é relacionado em 22 inquéritos por assaltos – ligado a quadrilhas de roubos a banco –, 11 por homicídios e três por tráfico. Tem condenações que, somadas, totalizam uma pena de 44 anos de prisão. Cumpriu pena na PEJ, em Charqueadas. Em junho de 2009, fugiu do regime semiaberto. Em janeiro do ano passado, quando estava na lista dos 10 mais procurados do Estado, foi preso em Eldorado do Sul. Voltou para a PEJ. Em maio deste ano, foi transferido para o Presídio Central. Envolvido com roubos a banco, era conhecido pelo fácil acesso a armamentos pesados. Agindo com os irmãos, migrou para o tráfico de drogas e dominou as principais vilas do bairro Mario Quintana. Com a sua prisão, concorrentes começaram a desafiar seu poder. De dentro da cadeia, Gigio mantinha contatos com traficantes da sua área e de outras. Uma investigação o apontava como um contratado por traficantes de Eldorado do Sul para fazer a segurança e executar inimigos, além de fornecer armamentos. Os irmãos dele também teriam envolvimento na criminalidade. Os gêmeos Claiton e Cleiton, 28 anos, chegaram a ser presos em janeiro deste ano no Mario Quintana. Desde agosto, Claiton está na PEJ, cumprindo pena por roubo e homicídio. Já Cleiton está em liberdade provisória.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Esta fuga deve ser apurada com o máximo de rigor. É muito estranho.

2 comentários:

SÓVINIL disse...

É mas parece que não durou muito a liberdade do Gigio, ele está preso custodiado no Hospital Cristo Redentor, após tentativa de assalto no CEASA no dia 08 de janeiro de 2011, por volta das 19h.

daya oliveira disse...

o claiton não esta preso por homicidio,e não possue nem um envolvimento com o leonardo,procure se informar melhor,ele pode ter uma extensa ficha criminal, mas vejamos e consideramos a verdade.a midia aumenta a fama deles.não e nada disso.