terça-feira, 30 de setembro de 2014

PRESÍDIO CENTRAL, DEMOLIÇÃO À VISTA



ZH 30 de setembro de 2014 | N° 17938


LETÍCIA COSTA


Presos são transferidos para esvaziar pavilhão. Até 47 detentos devem ser removidos diariamente e levados para a cadeia de Montenegro até que outras unidades estejam aptas a recebê-los



Em ritmo acelerado, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) retomou ontem a transferência de presos do Presídio Central de Porto Alegre. A cada dia, cerca de 47 detentos serão levados temporariamente para a Penitenciária Modulada de Montenegro. O objetivo é esvaziar o pavilhão C, para que possa ser demolido ainda na primeira quinzena de outubro.

Considerado o prédio com as duas melhores galerias, na opinião do juiz responsável pela fiscalização da cadeia, Sidinei Brzuska, o pavilhão C abriga 363 presos, que devem cumprir pena ou aguardar julgamento em Porto Alegre e Região Metropolitana. Por isso, a transferência para o Vale do Caí será temporária, até que seja entregue a primeira parte do Complexo Prisional de Canoas.

– Houve o acordo, um compromisso do governo, de que esses presos iriam por três meses para Montenegro – diz Brzuska.

O juiz participou da reunião na sexta-feira passada em que foram combinadas as condições de transferência dos presos. Ele explica que não cabe ao Judiciário opinar sobre qual prédio deve ser demolido, mas comenta a situação do pavilhão escolhido pelo Estado.

– A terceira galeria do C era, até 2008, a pior do Central. Foi essa galeria que rendeu ao Central o título de pior presídio do Brasil. Ela está vazia desde 2009 e, em 2014, foi reformada. Agora, antes de ocupá-la, resolveram demolir. O pavilhão tem ainda outras duas galerias que nunca foram reformadas, mas os presos cuidaram delas. Elas têm até porta da época da construção. São as duas melhores do Central – relata.

O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, explica que a escolha do prédio partiu da administração do complexo:

– Tivemos uma conversa com a administração do presídio e há o entendimento de que é o pavilhão mais adequado para começar a demolição. Estamos acatando uma solicitação da administração do Central, que está lá todo dia.

Apesar do atraso na entrega de algumas novas cadeias, como a de Charqueadas e Guaíba, Treiesleben mantém a previsão de conseguir esvaziar pela metade o Central até dezembro. Com quase 4 mil presos atualmente, a cadeia superlotada passaria a abrigar a capacidade original para a qual foi erguida há 55 anos.


PLANEJAMENTO
-O Presídio Central tem 3.994 presos que ocupam um espaço com capacidade para 2.069 pessoas.
-Desde o começo das transferências, em junho, 687 detentos foram levados para outras duas cadeias: 500 para a Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro e os demais para a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas.
- Ontem, começou uma nova fase de transferência de presos, com objetivo de esvaziar o pavilhão C, que deverá ser demolido ainda em outubro. A expectativa da Susepe é remover 363 detentos para Montenegro, onde há 1.452 vagas e 976 presos.
- Depois de encaminhados a Montenegro, até 200 presos com perfis de crimes sexuais serão levados para a cadeia de Venâncio Aires.
-O Estado ainda prevê transferências para Charqueadas, Canoas e Guaíba sem data definida, pois dependem de obras que estão em andamento.

Nenhum comentário: