Presos do semiaberto são feridos após roubo - Zero Hora, 11/08/2010
Um assalto em Teutônia, no Vale do Taquari, resultou em troca de tiros e em dois suspeitos, presos no regime semiaberto, baleados. Eles teriam invadido uma loja no Centro, rendido funcionários e agrediram um cliente. Na fuga, trocaram tiros com a BM. A dupla foi detida.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Quem é o responsável pela fiscalização deste regime? Que obrigações eles tinham quando estavamn fora do presídio?
É muita irresponsabilidade, negligência e ingenuidade dos poderes de Estado no trato das questões de ordem pública no Brasil. Não existe fiscal de condicional, não existe agente judicial destacado para verificar a assiduidade dos presos nos trabalho externo e não existe vontade ou política do poder público em monitorar a reinclusão dos apenados. O semiaberto é utilizado como álibi para crimes e o trabalho externo é fraude. Só não vê quem não quer.
A Execução Penal é um dos extremos do Sistema de Justiça Criminal, importante na quebra do ciclo vicioso do crime pela reeducação, ressocialização e reinclusão. Entretanto, há descaso, amadorismo, corporativismo e apadrinhamento entre poderes com desrespeito às leis e ao direito, submetendo presos provisórios e apenados da justiça às condições desumanas, indignas, inseguras, ociosas, insalubres, sem controle, sem oportunidades e a mercê das facções, com reflexo nocivo na segurança da população.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário