quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PRESOS FALAM AO CELULAR DE DENTRO DA CADEIA

ZERO HORA 24 de janeiro de 2013 | N° 17322

FLAGRANTE NA CADEIA

Fotos mostram presos ao celular em Santa Maria


PATRIC CHAGAS | ESPECIAL

A lei que veta o uso de telefones celulares no interior de instituições penais parece não valer para detentos do Presídio Regional de Santa Maria. Basta chegar o horário destinado ao banho de sol para que os apenados comecem o que pessoas que trabalham no local chamam, ironicamente, de “a bolsa de valores dos presos”.

Cansada de presenciar irregularidades, uma pessoa que trabalha no presídio resolveu fotografar os delitos. Os registros feitos neste mês mostram os detentos fazendo uso de celulares, sem se preocupar em serem vistos por agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), responsáveis pela segurança interna da cadeia. Duas fotos mostram um mesmo homem usando dois aparelhos diferentes no mesmo dia.

– Cansei de presenciar este tipo de situação e nada ser feito a respeito – afirma a pessoa que fez as fotos.

Ele afirma que, além dos telefones, estoques (facas artesanais) e até facões são vistos nas mãos dos detentos.

Segundo o administrador-geral substituto do Presídio Regional, Celso Scotti, os detentos ficam sozinhos no pátio na hora do banho de sol porque os agentes estão nas celas fazendo a revista diária.

– Não dispomos de gente suficiente para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Quando os agentes estão verificando as celas, os presos ficam assistidos por PMs (responsáveis pela guarda externa). Cerca de 80 detentos ficam juntos no pátio, e isso dificulta a identificação dessas irregularidades pelos policiais – argumenta.

Conforme Scotti, as denúncias de uso de celular geralmente vêm dos PMs. O detento passa por revista pessoal e tem sua cela verificada. Quando os casos se tornam frequentes, a Susepe consegue articular com a Brigada Militar e a Justiça revistas gerais.

– Todas as pessoas que entram no presídio passam por revista. Quando há alguma suspeita, a revista é feita de forma minuciosa – diz.



25 de janeiro de 2013 | N° 17323

CELULAR EM PRISÃO. Susepe abre investigação


A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) vai instaurar dois procedimentos para apurar o uso de celulares por detentos do Presídio Regional de Santa Maria. Imagens publicadas ontem por ZH mostram presos conversando ao telefone durante o banho de sol. Os registros foram feitos neste mês por uma pessoa que trabalha no local.

Conforme a Susepe, três pontos serão investigados: a conduta dos presos, o comportamento dos agentes e do trabalhador que fez as denúncias. Para apurar as atividades dos apenados será aberto um Procedimento Administrativo Interno. Ontem, a direção do presídio trabalhou na identificação dos presos que aparecem nas fotos. Já a situação dos agentes penitenciários e do trabalhador que fez as denúncias será investigada por uma sindicância da corregedoria da Susepe.

A Associação dos Monitores e Agentes Penitenciários, Jean Strauss, disse que a apuração de irregularidades envolvendo agentes cabe à corregedoria da Susepe. O juiz da Vara de Execuções Criminais, Leandro Sassi, informou que não havia sido notificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário