A Execução Penal é um dos extremos do Sistema de Justiça Criminal, importante na quebra do ciclo vicioso do crime pela reeducação, ressocialização e reinclusão. Entretanto, há descaso, amadorismo, corporativismo e apadrinhamento entre poderes com desrespeito às leis e ao direito, submetendo presos provisórios e apenados da justiça às condições desumanas, indignas, inseguras, ociosas, insalubres, sem controle, sem oportunidades e a mercê das facções, com reflexo nocivo na segurança da população.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
FUGA DA CARCERAGEM VESTIDO DE MULHER
Preso foge de delegacia em AL vestido de mulher - folha.com, 05/04/2012 - 12h17
Um homem acusado de tráfico de drogas fugiu da delegacia de Penedo (156 km de Maceió) nesta quarta-feira (4) vestido de mulher.
Ronaldo Silva, 39, havia sido preso em março na cidade de São Sebastião, quando transportava 16 kg de maconha.
"Vestido de mulher, com unhas pintadas, pernas e braços depilados, peruca e usando vestido comprido, o preso chegou a sair da carceragem. Ainda disfarçado, ele foi recapturado", contou Carlos Welber, chefe de operações da 7ª Delegacia Regional.
Segundo a polícia, duas homens de moto aguardavam Silva na rodoviária da cidade, que possui cerca de 60 mil habitantes.
Welber disse que ele estava preso na delegacia de São Sebastião, mas foi transferido em caráter de urgência para Penedo recentemente, pois comparsas já haviam tentado resgatá-lo.
Segundo a polícia, Silva pegou o vestido com sua mulher, pois ontem era dia de visita. Em depoimento, a mulher disse que não sabia que ele usaria a roupa para fugir.
A reportagem não conseguiu localizar a mulher dele ou seus advogados na manhã desta quinta-feira.
SUPERLOTAÇÃO
Em Penedo, atualmente, estão presos provisioriamente mais de 50 homens --a capacidade é de 32.
"Em decorrência do número excessivo de presos, vamos adotar outras medidas, que venham a prevenir a ocorrência de fatos desta natureza", afirmou o delegado Rubem Natário.
Ele diz que nos dias de visita o número de pessoas ao redor da delegacia extrapola a capacidade de controle dos policiais, por isso vai pedir à Justiça que alguns presos sejam transferidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário