A Execução Penal é um dos extremos do Sistema de Justiça Criminal, importante na quebra do ciclo vicioso do crime pela reeducação, ressocialização e reinclusão. Entretanto, há descaso, amadorismo, corporativismo e apadrinhamento entre poderes com desrespeito às leis e ao direito, submetendo presos provisórios e apenados da justiça às condições desumanas, indignas, inseguras, ociosas, insalubres, sem controle, sem oportunidades e a mercê das facções, com reflexo nocivo na segurança da população.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
REBELIÃO EM PRESÍDIO DEIXA 39 DETENTAS FERIDAS
Rebelião em presídio no ES deixa 39 detentas feridas - FOLHA.COM, 16/08/2011 às 01h12.
Uma rebelião no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica (região metropolitana de Vitória), deixou 39 presas feridas na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com a Sejus (Secretaria de Estado da Justiça), a maior parte delas sofreu intoxicação ao respirar a fumaça que saía dos colchões em que puseram fogo.
Todas as feridas foram encaminhadas para hospitais da região. Uma delas está em estado grave, de acordo com a secretaria.
Segundo a assessoria da pasta, a rebelião começou por volta das 16h, quando as detentas atearam fogo aos colchões da unidade. De acordo com a Sejus, as presas protestaram porque não queriam ser transferidas para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Xuri, em Vila Velha (região metropolitana de Vitória), temendo que o sistema de segurança da unidade fosse mais eficaz. A transferência estava prevista para acontecer na semana de vem.
A rebelião foi controlada com a ajuda de policiais militares e do Corpo de Bombeiros por volta das 17h.
O fogo, no entanto, danificou a estrutura do prédio e a transferência das presidiárias teve de ser adiantada. Cerca de 300 detentas foram levadas provisoriamente para a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, também em Xuri. Ainda esta semana as detentas começam a ser transferidas para no novo CDP feminino, cuja inauguração deve ocorrer na quarta-feira (17).
25 detentas feridas em motim no ES continuam internadas - FOLHA.COM, 16/08/2011
Parte das 39 detentas feridas em um motim na tarde de segunda-feira (15) no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica (região metropolitana de Vitória), já tiveram alta --25 delas, no entanto, continuam internadas. Uma está em estado grave.
De acordo com a Sejus (Secretaria de Estado da Justiça), a maior parte delas sofreu intoxicação ao respirar a fumaça que saía dos colchões em que puseram fogo.
A rebelião começou por volta das 16h, quando as detentas atearam fogo aos colchões da unidade. De acordo com a Sejus, as presas protestaram porque não queriam ser transferidas para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Xuri, em Vila Velha (região metropolitana de Vitória), temendo que o sistema de segurança da unidade fosse mais eficaz. A transferência estava prevista para acontecer na semana de vem.
A rebelião foi controlada com a ajuda de policiais militares e do Corpo de Bombeiros por volta das 17h.
O fogo, no entanto, danificou a estrutura do prédio e a transferência das presidiárias teve de ser adiantada. Cerca de 300 detentas foram levadas provisoriamente para a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, também em Xuri.
O novo CDP feminino deve ser inaugurado amanhã, e as detentas começam a ser transferidas para lá a partir da semana que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário