OEA discute tortura e lotação em prisões do País - Estadão - 20 de março de 2010 | 0h 00 - Patrícia Campos Mello - O Estadao de S.Paulo
Pela primeira vez, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizou, ontem, audiência sobre o sistema carcerário brasileiro. A entidade estuda enviar uma missão ao País para investigar o problema.
As denúncias de tortura nas prisões do Espírito Santo, no presídio de Urso Branco, em Rondônia, e a situação em São Paulo - que abriga um terço da população prisional do País - precipitaram a convocação da audiência.
"O sistema carcerário no Brasil já é um vexame internacional, condenado por várias entidades de direitos humanos, mas continua chocando porque a situação está cada vez mais horrível", disse ao Estado Fernando Delgado, advogado da Justiça Global, que depôs na audiência. "Um em cada cinco presos no Brasil está encarcerado indevidamente: ou nunca deveria ter sido preso ou já cumpriu sua pena."
Há 470 mil presos no Brasil, cuja capacidade é de 300 mil. Em 15 anos, a população carcerária saltou de 148 mil para 470 mil. Delgado citou casos de 700 presos que viviam sob um calor de 56°C e de uma adolescente que ficou numa cela com 20 homens por 20 dias. Em 2009, foram feitas 71 denúncias de tortura.
"O sistema carcerário brasileiro descumpre a Constituição e os tratados internacionais", disse o deputado Domingos Dutra (PT-MA), relator da CPI do Sistema Carcerário Brasileiro, em seu depoimento. Dutra pede que a OEA envie uma missão ao Brasil. Na audiência, ele apresentou o relatório do que foi apurado pela CPI e as condições dos presídios brasileiros, com fotos de presos doentes, feridos e mortos.
Ruy Casaes, embaixador do Brasil na OEA, disse que o governo brasileiro vai enviar ao órgão um relatório sobre o que está sendo feito para resolver o problema. Ele disse também que se espera uma visita da comissão de direitos humanos em breve.
Este circulo vicioso precisa ser denunciado.
ResponderExcluirSomos roubados por ladrões de colarinho branco; que desviam deixando os pobres sem educação, às margens; portanto sem condições de vida.
Depois somos as vitimas dos sem instruções; que por falta de opções, se tornam bandidos, marginais e ladrões.
Justifica?
Claro que não, mas seguiremos mostrando a realidade.
E para prender tais ladrões, os políticos, ou seja; os bandidos corruptos, verdadeiros integrantes do crime organizado dentro do desgoverno, nos roubam em forma de superfaturamentos, "nas construções dos presídios".
Depois de superfaturarem em tais construções; passam a superfaturar na "estadia dos presos".
Se os políticos já buscaram a solução para obterem "suas vantagens pessoais", como sempre; lucrando mais; para que vão buscar solução para os problemas da sociedade?
Estes políticos corruptos estão vivendo é no bem bom, lucrando à custa da
criminalidade, e da mal formada e desinformada sociedade.
E eu vou acreditar que os três poderes, as três policias e estes políticos brasileiros são sérios?
Ou são coniventes; ou então; são cegos e tapados.
Ordem e progresso uma ova.
Desta maneira, esta mais para: Ordens aos humildes e progressos aos canalhas, hipócritas e demagogos oportunistas!